MEIO AMBIENTE

A Ecolubri nasceu com uma essência sustentável, com valores e práticas que carregam uma preocupação com o meio ambiente em todas as fases produtivas, desde a compra de matérias-primas passando pelos processos de análise e produção até a reciclagem e descartes.

Não despeje o óleo lubrificante em esgoto, curso d’agua ou no solo.

Fabricantes, revendedores e consumidores são responsáveis pelo descarte correto do óleo e do frasco. Leve-os aos pontos de coleta.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE.

COLETA DE ÓLEO OLUC

Cuidados com o óleo lubrificante usado:

Você sabia?

A maioria dos derivados de petróleo são totalmente consumidos durante o uso, mas este não é o caso dos óleos lubrificantes. De tempos em tempos, ele precisa ser trocado, pois perde capacidade devido a uma série de fatores, como a contaminação por partículas de outros elementos.

O óleo lubrificante usado retirado dos motores e dos equipamentos é chamado OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado) conhecido popularmente como “óleo queimado” (denominação incorreta e que deve ser evitada). Ele possui características que representam um risco para o meio ambiente. Mas, apesar de ter ácidos orgânicos, metais pesados e dioxinas em sua composição, o OLUC é, em sua maior parte, óleo básico, ou seja, ele pode ser recuperado. Para isto, deve passar por um processo chamado rerrefino, com o qual atinge um reaproveitamento de 75 a 80% de seus constituintes.

A coleta e recuperação do OLUC possui legislação específica, incluindo a Lei 12.305/2010 (PNRS) e a Resolução CONAMA n°362/2005.”

JOGUE LIMPO

O Jogue Limpo é o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificantes usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes e importadores de
lubrificantes.

O SISTEMA

O Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes e importadores associados, dentre eles a Ecolubri. Esse serviço é oferecido gratuitamente, para os geradores varejistas cadastrados. O Instituto contrata operadores logísticos que ficam responsáveis pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens e pela administração das centrais de armazenagem, além de contarem com uma frota de caminhões equipados com alta tecnologia, que atendem a todos os requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente. Estes veículos são dotados de sistema de monitoramento, que permite o acompanhamento de suas rotas e das informações relativas ao peso do plástico recebido nos pontos geradores cadastrados. No ato do recebimento da embalagem é entregue um comprovante ao gerador e essa informação do peso é transmitida em tempo real, ao sistema eletrônico, através da leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão.

COMO FUNCIONA?

Após o consumidor trocar o óleo do carro, em postos, concessionárias e oficinas cadastradas, as embalagens plásticas de lubrificantes usadas, são drenadas e armazenadas em sacos plásticos transparentes. Posteriormente, essas embalagens são recolhidas pelo Jogue Limpo ou entregues às Centrais de Recebimento. Os sacos de embalagens são pesados em balanças eletrônicas e os dados transmitidos em tempo real para o sistema do Jogue Limpo. Esses dados são disponibilizados, por senha de acesso, às agências ambientais municipais e estaduais. Para os pontos cadastrados também é disponibilizado um extrato dos recebimentos bastando digitar o CNPJ na página inicial do site.

REGRAS

Um dos maiores desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme estabelecido na Lei 12.305/2010, é fazer com que cada elo da corrente exerça o seu papel na responsabilidade compartilhada na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas:

  • o consumidor: deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização onde foi adquirida, preferencialmente.
  • os comerciantes varejistas: devem receber as embalagens entregues pelo consumidor e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o Sistema de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do Jogue Limpo.
  • os comerciantes atacadistas: devem receber o material de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-lo de forma adequada, em conjunto com aquelas embalagens geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o serviço de Recebimento ou encaminhando-as diretamente às Centrais de Recebimento do fabricante.
  • os fabricantes e os importadores: devem manter o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, recebendo-as dos comerciantes atacadistas e varejistas, assegurando a destinação ambientalmente correta dessas embalagens.

PARTICIPE

Para que o Jogue Limpo seja devidamente gerenciado, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza informações exportadas, em tempo real, diretamente das balanças eletrônicas, imediatamente após a pesagem no ato da devolução das embalagens aos fabricantes. Uma das grandes qualidades do Jogue Limpo é a transparência e sua rastreabilidade para os órgãos ambientais. Através de senhas recebidas, as agências ambientais podem visualizar a qualquer momento, tanto no município quanto no estado, as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens devolvidas pelos consumidores para o Sistema e enviadas para reciclagem.

O site do Jogue Limpo exibe dados relacionados ao sistema, como a quantidade de embalagens recolhidas e recicladas desde a sua implementação e sua abrangência geográfica. Além disto, oferece notícias relacionadas ao meio ambiente e reciclagem de resíduos sólidos, através de relatórios, newsletters e vídeos.

VISTE O SITE DO JOGUE LIMPO